14 de jul. de 2009

Google vs. Microsoft: O que precisamos saber?

Saiu uma matéria na revista wired comentando que em menos de uma semana, o Google anunciou um sistema operacional para competir com o Windows e a Microsoft anunciou que o Office 2010 oferecerá gratuitamente, quatro de seus mais populares programas - um tiro pra cima da suite do Google de escritório aplicações web-based, Google Docs.

A matéria segue comentando que em não mais de um mês e meio atrás, a Microsoft lançou seu novo motor de pesquisa o Bing para brigar por uma fatia do mercado do Google.

Google gerou US $ 22 bilhões em receitas em 2008, 97 por cento dos pequenos anúncios de texto provenientes do programa Adwords que vende palavras-chave e mostra ao lado de resultados de pesquisa ou páginas da web.

Em contrapartida, a Microsoft vendeu US $ 14,3 bilhões em Microsoft Word e PowerPoint e outros aplicativos empresariais ao longo dos últimos nove meses, fazendo um lucro de US $ 9,3 bilhões. Somando mais US $ 16 bilhões através da venda de seus sistemas operacionais, que vão desde instalações XP em netbooks, Windows Vista, Windows Mobile e softwares para servidores.

O Google agora tem planos para a área de sistemas operacionais, começando com o lançamento do Android, um sistema operacional de código-fonte aberto para pequenos dispositivos como smartphones, e semana passada a Google anunciou o lançamento do Chrome OS um sistema operacional open-source para rodar em notebooks e desktops.

Vale a pena conhecer a matéria na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário