10 de abr. de 2010

Problemas com a instalação do Rails

Formatei o meu super Kelow e logo de atualizar o sistema fui instalar o Rails.

Como já tive problema com a instalação do Rails utilizando o apt-get install rails, baixei o source do ruby-1.8.7, compilei e instalei na mão, depois fiz o mesmo com o Rubygems-1.3.6 e então com o Rubygems carregado tentei instalar o Rails com o comando:

gem install rails


Mas o meu sistema respondeu com um erro "no such file to load -- zlib (LoadError)"

A solução encontrada foi começar novamente do zero como sugere a wiki rails

1. Começar com instalando os pacotes de pre-requisito com o comando abaixo:

sudo apt-get install build-essential libssl-dev libreadline5-dev zlib1g-dev checkinstall


2. Entrei no diretório do source do ruby que eu tinha criado, executei um "make clean"

3. Compilei e instalei conforme recomenda a Wiki Rails

$ ./configure
$ make
$ sudo checkinstall


4. Logo de dar enter para todas as perguntas, a instalação foi concluída e fiz o teste executando o comando:

$ ruby -v


e o sistema retornou

ruby 1.8.7 (2009-06-12 patchlevel 174) [i686-linux]


5. E então fiz o teste das bibliotecas com o comando:

ruby -ropenssl -rzlib -rreadline -e "puts :Hello"


que respondeu "Hello" para a minha felicidade :) já que antes não tinha funcionado gerando o erro "no such file to load -- openssl (LoadError)"

Então com tudo funcionando eu rodei o comando:

sudo gem install rails


E beleza, Ruby on Rails e todas suas dependências instaladas e funcionando novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário