21 de ago. de 2009

Google Caffeine, Um suave estímulo para White hat SEO


Pensei em publicar esse post inaugurando o blog do Lucrando na Web por estar em consonância com as práticas de White hat SEO que aplicamos aos nossos projetos.

Motivado por esse artigo os testes que fizemos realmente indicam vários progressos da nova plataforma de busca do Google.
=========================================================

Caffeine, um suave estímulo do Google

Por John Sylvester (c) 2009 para SiteProNews

http://www.sitepronews.com/2009/08/20/caffeine-googles-mild-stimulus/

Apesar de negar que tenha alguma coisa a ver com o recente lançamento do Bing, o Google do Matt Cutts anunciou seu projeto "secreto", a arquitetura da próxima geração de pesquisa na web, chamado de Caffeine.

Para sermos justos com Matt Cutts, ele disse que as mudanças no buscador do Google está em curso há vários meses, portanto o lançamento de Bing nada tinha a ver com o desenvolvimento do Caffeine. Além disso, eu teria medo de adivinhar, tem muito mais a ver com a velocidade em tempo-real, de forma a abordar o seu lugar na etapa com os gigantes da rede social.

Embora inicialmente indisponível para testes por causa de uma "manutenção do sistema", Matt Cutts, executor do Google sobre as Diretrizes do webmaster do Google e o cara que agiu contra a prática do spam link, convidou a todos para testá-lo. Ele disse que o Google não fez nenhuma atualização dessa magnitude desde 2006 e que esta mudança deixarão a busca na Internet muito mais rápida e precisa do que nunca, ainda que "atualmente, os usuários avançados, não vão notar muita diferença".

Ele passou a dizer: "A nova infra-estrutura fica 'sob a capa' do motor de busca do Google, o que significa que para a maioria dos usuários não vão notar muita diferença nos resultados de busca. Mas os desenvolvedores da Web e os usuários avançados poderão notar algumas diferenças, por isso nós estamos abrindo um preview para desenvolvedores web para recolher feedback.

A nova arquitetura leva vantagem em vários pontos como tamanho, itens indexados, a velocidade de resposta, precisão e alterações de classificação e Google está pedindo pesquisadores para experimentar-lo e relatar as suas reacções. Enquanto uma versão pre-beta está disponível em http://www2.sandbox.google.com, você pode testar o Google velho contra o novo para si mesmos em http://www.comparecaffeine.com.

Com o aumento da popularidade de "pesquisa em tempo real" através de sites de redes sociais, o Google tem reconhecido que os motores de busca tem para oferecer conteúdo em alta velocidade. Certo, mas já houve alguns comentários negativos, embora eu não concordo plenamente com eles. Segundo marketingpilgrim.com, "... as tentativas do Google para incluir mais mídia social" tempo real "os resultados, verificou-se a marcar aos 11, quando 7 teria funcionado muito bem. Outra pista que a cafeína é focada em velocidade - talvez no sacrifício de relevância - é, parece haver mais "similar" apenas e menos "resultados em cache". Pessoalmente, eu só vejo uma mudança na relevância, não sacrifício.

Então, como tudo isso se compara? De acordo com testes em mashable.com, a nova pesquisa foi "extremamente rápida", o dobro da velocidade. Em seguida, eles tentaram precisão. Eles comentaram que: "Ambos os jogos são muito precisos, mas, subjetivamente, o conjunto apresentado pela nova pesquisa do Google reflete maior precisão em relação a que o usuário estaria procurando." Seguiu-se um teste de relevância temporal, ou como as notícia quebradas eram retornadas. A resposta: "mais ou menos o mesmo".

Sua conclusão foi que a Google Caffeine é:

• muito rápido e, muitas vezes, o dobro da velocidade do velho Google;
• se baseia mais por palavras-chave e,
• ele coloca "mais confiança nas seqüências de palavras-chave para produzir melhor resultados ".

" É claro ", escreveram eles, " uma prioridade para o Google e Bing ... com o Twitter e o Facebook lançando motores de busca em tempo real, eles precisavam reagir.

"Então, eu tentei o meu próprio site e dos meus parceiro. Talvez o sucesso do Caffeine chutou em algum lugar ao longo da linha, como ele passou de # 4 a # 2 e eu fui de # 3 a # 1, soou perfeitamente satisfatório para mim. A razão de eu mencionar isso é que ambos os locais foram envolvidas em artigo escrito, mídias sociais, blogs e RSS por cerca de três anos, e eu pensei que na hora nova infra-estrutura nos deu mais peso por seguir o "manual".

Mas para não ser intimidado em minha pesquisa, eu olhei para muitos termos de pesquisa, a maioria dos quais apresentou resultados similares. No entanto, uma estranheza interessante foi a olhar para cima do motor de busca para comparar os resultados do velho contra o novo. Os números não eram muito diferentes em termos de volume, a 246m contra a 243m, mas com uma omissão surpreendente no novo: Bing não constar na primeira página de resultados. Oops!

A maioria dos proprietários do local têm sido felizes com os resultados do Google, com uma exceção notável: Eu li um pedaço do Guardian, que uma equipe britânica composta por marido e mulher têm travado uma batalha de três anos para obter o seu site de comparação de preços reconhecido pelo Google. Então eu procurei em "Procurar e comparar preços", a primeira parte da sua cadeia de pesquisa. Nada muito sobre o Google velho, mas o Caffeine elevou-los para a oitava posição. Boas notícias para os seus negócios. E adeus advogados?

Em conclusão final, então, a atualização da infra-estrutura parece incluir:

• aumento de peso
• autoridade sobre os domínios e sites de mídia social
• peso um pouco mais sobre nomes de domínio (uma prática que não defendo);
• melhor utilização de ligação entre palavras e frases;
• menor peso dado ao vídeo.

Na minha opinião, se você tiver seguido as regras e que tem sido dito nos fóruns de SEO e artigos ao longo dos últimos dois anos, a atualização do Google Caffeine tem retornado resultados de pesquisa futura para estar mais em consonância com o que eles têm por um longo período de tempo recomendado - e para aqueles de nós que temos vindo a fazer até que ela nos oferece pouco mais do que um estímulo suave, como nas palavras do próprio Matt Cutt's, "... a maioria dos usuários não notarão diferença ".

============================================ ====================
João Silvestre é o diretor de mídia da V9 Desenho e Construção (http://www.v9designbuild.com), empresa especializada em web design em Banguecoque, e que é um especialista em otimização de mecanismos de pesquisa e estratégias de marketing na web.
================================== ==============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário