27 de jul. de 2009

Mudando o Wordpress 2.8.2 para o Português do Brasil

Mesmo fazendo o download e instalando a versão do wordpress do site http://br.wordpress.org/ o meu painel de administração ficou em inglês.

Para deixar todo o painel de administração em Português, primeiro verifiquei a presensa dos arquivos pt_BR.po e pt_BR.mo no diretório wp-content/languages e os arquivos do idiomar pt_BR estavam no servidor.

O próximo passo foi verificar o arquivo wp-config.php e descobri que o mesmo estava com a configuração padrão, então mudei a linha:

define('WPLANG', '');

para:

define('WPLANG', 'pt_BR');

Pronto! Wordpress 100% em Português do Brasil.

Para o caso de não encontrar os arquivos de tradução no diretório wp-content/languages

E para o caso da sua versão do Wordpress for a 2.8.2, faça o download dos arquivos diretamente de pt_BR.po e pt_BR.mo como recomenda a dica de atualização do blog do wordpress.



Os melhores temas para o Wordpress

Estou procurando um tema para outro blog que estou criando www.lucrandonaweb.com.br

Entre os principais repositórios de temas que encontrei estão:






26 de jul. de 2009

Zeitgeist - O espírito do tempo

Outro documentário interessante, que traça um paralelo entre o cristianismo, o 11 de Setembro e a Reserva Federal dos Estados Unidos.

Super recomendado para quem quer entender um pouco mais sobre o mundo que os noticiários nos contam.

What the Bleep do we Know? (Quem somos nós?)

Um filme documentário interessante principalmente para as pessoas que estão se formando na disciplina de Coaching Ontológico mas que também serve para as pessoas comuns.

O documentário "Quem somos nós?" tenta aproximar a física quântica do nosso dia-a-dia.

Como a Heloisa Primavera sempre comenta, vivemos cercados de tecnologia do século XXI mas seguimos com um conjunto de crenças do século XIX e esses materiais nos ajudam a nos preparar para ou começar a entrar na era da pós modernidade ou avançar nossos estudos nesse campo da fisica das possibilidades.

Versão Original Versão Extendida



Chile, terra de turismo e pensadores

O programa dos Caçadores de Aventuras deste domingo mostrou a cidade de Santiago, capital do Chile.

E no próximo programa o apresentador mostrará a estação de esqui de Chillan!

Ainda não estive no Chile, mas tenho vontade de conhecer a terra natal de importantes pensadores latinos como:

Fernando Flores, engenheiro civil, Ministro de Fazenda e Economia durante o Governo do Salvador Allende, oportunidade que utilizou para colocar em prática o projeto nacional chamado Cybersyn, destinado a aplicar a cibernética a gestão de um setor industrial do Chile, colocando em prática sua tese de que mais importante que o seu poder de processamento dos computadores é o seu pode de coordenar ações. Durante a ditadura do Augusto Pinochet, ficou preso entre 1973 à 1976 e logo de receber sua soltura se exiló em Palo Alto California, Estados Unidos.

Durante su residência en el exilio, Flores tornou-se Doutor em Filosofia da Linguagem na Universidad de Berkeley, com a colaboração e orientação de Hubert Dreyfus, Stuart Dreyfus, John Searle y Ann Markussen defendendo sua tese doutoral "Comunicação e Gestão na Oficina do Futuro" que foi a base para o que ele denominou "conversações para a ação", através dos pedidos, promessas e do cumprimento dos compromissos entre as pessoas, e onde sustenta que a importância dos computadores consiste em maior parte na facilitação do trabalho de coordenação das pessoas em lugar do simples trabalho de processamento de dados.

Humberto Maturana, biólogo (Neurobiologia) chileno, crítico do Realismo Matemático e criador da teoria da autopoiese e da Biologia do Conhecer, junto com outro chileno o Francisco Varela, e faz parte dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical.

Sua teoria e forma de pensar acabam com o antigo dualismo mente-corpo, ao identificar o processo do viver com o processo cognitivo, e descrevendo organismo e sistema nervoso como sistemas fechados em sua organizaçao, e determinados estruturalmente.
O resgatar as emoçoes dentro duma deriva cultural que tem escondido as emoçoes, por ir contra da razao, é uma das aberturas de olhar propostas por Maturana, pois dá conta que a deriva natural do ser humano como un ser vivo particular, tem um fundamento emocional que determina esta deriva. O amor é a emoçao que sustenta, funda o humano em tanto é o fundamento da recorrencia de encontros na aceitaçao do outro, como legitimo outro que da origen à convivencia social e por tanto à possibilidade de constituçao da linguagem, elemento constitucional do viver humano. É co-fundador e docente do Instituto de Formaçao Matríztica, em Santiago de Chile, onde trabalha com Ximena Dávila (co-fundadora e docente) no desenvolvimento da dinamica da Matriz Biológico-cultural da Existencia Humana.

"Dizem que nós, seres humanos, somos animais racionais. Nossa crença nessa afirmação, nos leva a menosprezar as emoções e a enaltecer a racionalidade, a ponto de querermos atribuir pensamento racional a animais não-humanos, sempre que observamos neles comportamentos complexos. Nesse processo, fizemos com que a noção de realidade objetiva, se tornasse referência a algo que supomos ser universal e independente do que fazemos, e que usamos como argumento visando a convencer alguém, quando não queremos usar a força bruta." (extraído do livro "A Ontologia da Realidade" de Humberto Maturana - Ed. UFMG, 1997)

25 de jul. de 2009

A dureza do Mercado de Trabalho Autônomo

Você já se imaginou entrando em uma loja de DVDs pegando um filme, chegando no caixa e perguntando se pode pagar 7 reais por um filme que custa 20 reais?

E uma mulher chegando no salão de cabelereiros e falando que deseja fazer luzes no cabelo mas que só tem dinheiro para dar uma geral?

Pois é, histórias como essa que aparentemente parecem ser ilógicas são comuns na vida de muitos trabalhadores freelances quando apresentam o orçamento de um trabalho.



Quero um site simples, somente com gerenciador de conteúdo para os idiomas português, inglês e espanhol e com editor de foto online igualzinho do Splashup. Ah quero tudo com flash e com transições entre cada evento. Mas só tenho 500 contos.

Deixei de dar abertura para esse tipo de conversa melhorando minha metodologia de trabalho. Mas isso já é tema para outro post.

22 de jul. de 2009

10 anos do Windows Live Messenger

Confira o vídeo que a equipe da Microsoft fez para comemorar os 10 anos do WIndows Live Messenger.

DVD de apoio para formadores em Coaching Ontológico

Assisti dias atrás o vídeo "O segredo por trás do segredo" de Esther Hicks autora de A Lei Universal da Atração e Peça e Será Atendido.

Quando vi o título não animei muito, mas assistindo o DVD me animei muito e lembrava a todo momento da minha orientadora e coaching Heloisa Primavera.

Para quem tem interesse no tema de coaching vale a pena assistir algumas vezes já que esse filme que não é filme apresenta uma audiência seguida de três intervenções da Esther Hicks em casos reais.

Fiz dois anos de formação com a Heloisa Primavera, o Georg Raven, Martin Cainzo e a Graciela Vasquez (Gachi) através de um programa de Coaching Ontológico pelo PNL SUDAMERICA, Primer Instituto Sudamericano de Programación Neuro Linguistica, em Buenos Aires durante os anos de 2006 e 2007.

A Heloisa Primavera foi formada diretamente pelo Fernando Flores que desenvolveu a disciplina do coaching na Universidade de Berkely na Califórnia.

Pelo que eu lembro da Heloisa contando, tudo começou com o Hubert L. Dreyfus que foi um dos primeiros a esboçar uma crítica ontológica e fenomenológica, apoiada na filosofia do alemão Martin Heidegger (1889-1976) e do francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), como comenta esse outro blog.

Desde essa corrente de pensadores, surgiram outras mas ela destacou três: John Searle, Fernando Flores e John Hanley Jr.

E dessas três linhas surgiram outros formadores como a Heloisa Primavera e outros como o Rafael Echeverria que se propós a levar a cabo um projeto de uma formação massiva de coaches.

Enfim, um tema pra lá de interessante!

Vale a pena conferir!

20 de jul. de 2009

Que nada te distraiga

Como los budistas, sé que la palabra no es el hecho, si digo "manzana" no es la maravilla innombrable que enamora el verano, Si digo "árbol", apenas me acerco a lo que saben las aves; el caballo siempre fue y será lo que es sin saber que así lo nombro.

Sé que la palabra no es el hecho, pero sí se que un día mi padre bajó de la montaña y dijo unas palabras al oído de mi madre, y la incendió de tal manera que hasta aquí he llegado yo, continuando el poema que mi padre comenzó con algunas palabras.

Nacemos para encontrarnos (la vida es el arte del encuentro), encontrarnos para confirmar que la humanidad es una sola familia y que habitamos un país llamado Tierra. Somos hijos del amor, por lo tanto nacemos para la felicidad (fuera de la felicidad son todos pretextos), y debemos ser felices también por nuestros hijos, porque no hay nada mejor que recordar padres felices.

Hay tantas cosas para gozar y nuestro paso por la Tierra es tan corto, que sufrir es una pérdida de tiempo. Además, el universo siempre está dispuesto a complacernos, por eso estamos rodeados de buenas noticias. Cada mañana es una buena noticia. Cada niño que nace es una buena noticia, cada cantor es una buena noticia, porque cada cantor es un soldado menos, por eso hay que cuidarse del que no canta porque algo esconde.

Eso lo aprendí de mi madre que fue la primera buena noticia que conocí. Se llamaba Sara y nunca pudo ser inteligente porque cada vez que estaba por aprender algo llegaba la felicidad y la distraía, nunca usó agenda porque sólo hacía lo que amaba, y eso se lo recordaba el corazón. Se dedicó a vivir y no le quedaba tiempo para hacer otra cosa.

De mi madre también aprendí que nunca es tarde, que siempre se puede empezar de nuevo, ahora mismo, le puedes decir basta a la mujer (o al hombre) que ya no amas, al trabajo que odias, a las cosas que te encadenan a la tarjeta de crédito, a los noticieros que te envenenan desde la mañana, a los que quieren dirigir tu vida, ahora mismo le puedes decir "basta" al miedo que heredaste, porque la vida es aquí y ahora mismo.

Me he transformado en un hombre libre (como debe ser), es decir que mi vida se ha transformado en una fiesta que vivo, en todo el mundo, desde la austeridad del frío patagónico a la lujuria del Caribe, desde la lúcida locura de Manhattan al misterio que enriquece a la India, donde la Madre Teresa sabe que debemos dar hasta que duela.

Caminando comprobé que nos vamos encontrando con el otro, lenta, misteriosa, sensualmente, porque lo que teje esta red revolucionaria es la poesía. Ella nos lleva de la mano y debajo de la luna, hasta los últimos rincones del mundo, donde nos espera el compinche, uno más, el que continúa la línea que será un círculo que abarcará el planeta. Esta es la revolución fundamental, el revolucionarse instantáneamente para armonizar con la vida, que es cambio permanente, por eso nos vamos encontrando fatalmente para iluminar cada rincón.

Que nada te distraiga de ti mismo, debes estar atento porque todavía no gozaste la más grande alegría ni sufriste el más grande dolor. Vacía la copa cada noche para que Dios te la llene de agua nueva en el nuevo día.

Vive de instante en instante porque eso es la vida. Me costó 57 años llegar hasta aquí, ¿cómo no gozar y respetar este momento? Se gana y se pierde, se sube y se baja, se nace y se muere. Y si la historia es tan simple, ¿por qué te preocupas tanto?.

No te sientas aparte y olvidado, todos somos la sal de la Tierra. En la tranquilidad hay salud, como plenitud dentro de uno. Perdónate, acéptate, reconócete y ámate, recuerda que tienes que vivir contigo mismo por la eternidad, borra el pasado para no repetirlo, para no abandonar como tu padre, para no desanimarte como tu madre, para no tratarte como te trataron ellos, pero no los culpes porque nadie puede enseñar lo que no sabe, perdónalos y te liberarás de esas cadenas.

Si estás atento al presente, el pasado no te distraerá, entonces serás siempre nuevo. Tienes el poder para ser libre en este mismo momento, el poder está siempre en el presente porque toda la vida está en cada instante, pero no digas "no puedo" ni en broma porque el inconsciente no tiene sentido de humor, lo tomará en serio y te lo recordará cada vez que lo intentes.

Si quieres recuperar la salud abandona la crítica, el resentimiento y la culpa, responsables de nuestras enfermedades.

Perdona a todos y perdónate, no hay liberación más grande que el perdón, no hay nada como vivir sin enemigos. Nada peor para la cabeza y por lo tanto para el cuerpo, que el miedo, la culpa, el resentimiento y la crítica que te hace juez (agotadora y vana tarea) y cómplice de lo que te disgusta.

Culpar a los demás es no aceptar la responsabilidad de nuestra vida, es distraerse de ella.

El bien y el mal viven dentro de ti, alimenta más al bien para que sea el vencedor cada vez que tengan que enfrentarse. Lo que llamamos problemas son lecciones, por eso nada de lo que nos sucede es en vano.

No te quejes, recuerda que naciste desnudo, entonces ese pantalón y esa camisa que llevas ya son ganancia. Cuida el presente porque en él vivirás el resto de tu vida. Libérate de la ansiedad, piensa que lo que debe ser será, y sucederá naturalmente.

Autor: Facundo Cabral

17 de jul. de 2009

Passeando por Guararema

Fiz um turismo por Guararema na semana passada e estou aqui para recomendar um lugar próximo de São Paulo e ótimo para passear com pouco tempo livre.

Sempre que eu ia pra essa pacata cidade à 88 km de São Paulo, tinha o costume de ir para a Praça Pau D’Alho. Mas semana passada tive o prazer de conhecer a Ilha Grande onde existem até capivaras andando livremente pelo parque.


Saindo da Ilha Grande fomos visitar o Parque Municipal Pedra Montada, como eu estava sem foto, estou compartilhando algumas fotos do álbum do coruja:



E finalizei meu passeio com uma visita ao alambique do décio que fica à cerca de 2km do Parque Municipal da Pedra Montada. Depois disso não lembro de mais nada :)

14 de jul. de 2009

O que aconteceu com o Google Accounts?

Fui pegar recados pelo Orkut e então apareceu a seguinte tela:


Então para minha surpresa aparece a tela:


Então tive que informar o número do meu celular pro Google e depois que eu cliquei no botão enviar, apareceu um formulário para eu digitar o código de ativação que recebi via SMS.

Só fico pensando que com essa forma de validação mais agressiva com certeza vai complicar a vida de muita gente que precisar utilizar o serviço e por qualquer motivo, esteja sem celular, seja por estar sem bateria ou seja simplesmente por escolha de não usar celular".

Eu trabalho com Internet desde 96 e nunca gostei de celular, e como minha rede de contatos se desenvolveu dentro da grande rede, ainda nos dias de hoje não tenho muito a necessidade de usar celular e faz pouco tempo que eu uso, afinal de contas quem quiser falar comigo, fala por AIM, ICQ, Skype, Gtalk, MSN, Orkut... isso é se o Orkut não inventar de querer que eu faça a próxima ativação no Iphone que eu não tenho :)

Google vs. Microsoft: O que precisamos saber?

Saiu uma matéria na revista wired comentando que em menos de uma semana, o Google anunciou um sistema operacional para competir com o Windows e a Microsoft anunciou que o Office 2010 oferecerá gratuitamente, quatro de seus mais populares programas - um tiro pra cima da suite do Google de escritório aplicações web-based, Google Docs.

A matéria segue comentando que em não mais de um mês e meio atrás, a Microsoft lançou seu novo motor de pesquisa o Bing para brigar por uma fatia do mercado do Google.

Google gerou US $ 22 bilhões em receitas em 2008, 97 por cento dos pequenos anúncios de texto provenientes do programa Adwords que vende palavras-chave e mostra ao lado de resultados de pesquisa ou páginas da web.

Em contrapartida, a Microsoft vendeu US $ 14,3 bilhões em Microsoft Word e PowerPoint e outros aplicativos empresariais ao longo dos últimos nove meses, fazendo um lucro de US $ 9,3 bilhões. Somando mais US $ 16 bilhões através da venda de seus sistemas operacionais, que vão desde instalações XP em netbooks, Windows Vista, Windows Mobile e softwares para servidores.

O Google agora tem planos para a área de sistemas operacionais, começando com o lançamento do Android, um sistema operacional de código-fonte aberto para pequenos dispositivos como smartphones, e semana passada a Google anunciou o lançamento do Chrome OS um sistema operacional open-source para rodar em notebooks e desktops.

Vale a pena conhecer a matéria na íntegra.

13 de jul. de 2009

Curso de Idiomas Particular e Gratuito!

Já ouviu falar da LiveMocha?


Como eles mesmo declaram: "LiveMocha é uma ferramenta de aprendizado de idiomas que combina lições auto-didáticas divertidas, ferramentas de motivação e uma comunidade para ajudá-lo a aprender o idioma de sua escolha. Ao contrário de CDs e livros que possuem conteúdo acadêmico ultrapassado, a LiveMocha traz até você uma linguagem útil do dia-a-dia de verdadeiros falantes nativos."

Ferramenta fantástica para autodidatas.

Uma vez registrado o usuário pode matricular-se em qualquer um dos cursos:
Alemão, Coreano, Espanhol, Estoniano, Farsi, Finlandês, Francês, Grego, Holandês, Híndi, Inglês, Islandês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês, Português, Português - Brasil, Romeno, Russo, Turco, Ucraniano ou Árabe.

É bem simples:

  1. Registre-se através da página http://www.livemocha.com/users/register
  2. Anote-se em um dos cursos
  3. Envie seus exercícios de escrita e fala
  4. Aguarde que um nativo analise e envie sugestões para avançar com seus estudos.

Oportunidades de trabalho para Profissionais da Web

Trabalho com Internet desde 96 e utilizava muito o site http://www.clickjobs.com.br para buscar postos de trabalho.

Mas como o CJ perdeu um pouco da especialidade em oportunidades para profissionais da Internet acabei procurando outras fontes e encontrei o http://twitter.com/trampos

Vale a dica de que ainda que você esteja empregado é sempre interessante acompanhar esses espaços para conhecer os requisitos técnicos solicitados em cada área.

Como por exemplo, um dia que vi um anúncio em um desses sites que falava: Busca Arquiteto Web com experiência em Axure RP. E assim acabei conhecendo um software genial para desenhar telas que antes eu desenhava no Microsoft Visio.

12 de jul. de 2009

Projeto Botujuru do Grupo Ramatís

Estou examinando o Projeto Botujuru do Grupo Ramatís de Mogi das Cruzes.

Eles tem um terreno de 1000 m² e um projeto de construção aprovado na Prefeitura de Mogi das Cruzes de quase 700 m².

Minha vontade é conseguir apoiar essa entidade a captar recursos para cumprir com duas demandas:

  1. executar o projeto de construção
  2. manter o projeto construído

Estou encontrando mais fontes de financiamento para manter o projeto.

Fundos não retornáveis tanto para atividades de infra-estrutura quanto para atividades relacionadas a apoio continuado, por enquanto só encontrei o Fundo Social do BNDES.

Caso conheça outras deixe um comentário.